Em audiência pública, diretor do Senai destaca oportunidades profissionais para os jovens  

A Lei da Aprendizagem estabelece que as empresas de médio e grande porte destinem de 5% a 15% de suas vagas a jovens na condição de aprendizes

Publicado em
Em audiência pública, diretor do Senai destaca oportunidades profissionais para os jovens   

 

Ao participar da audiência pública “Aprendizagem Profissional: Transformando Vidas”, realizada ontem (08/10) na Assembleia Legislativa, o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacou que a aprendizagem profissional é uma oportunidade para desenvolver jovens a partir de 14 anos de idade, que têm a chance de se inserir no mercado de trabalho sem prejudicar os estudos.

“O Senai tem discutido e tem trabalhado em parceria com o Ministério Público no intuito de cumprir a legislação. Não falamos apenas da cota obrigatória de 5% de jovens aprendizes que as indústrias têm, mas discutimos também a necessidade de movimentar a sociedade. Quando colocamos um jovem a partir dos 14 anos no mercado de trabalho, ele começa a ter um futuro um pouco mais coerente, porque ele tem oportunidade de se desenvolver e crescer”, afirmou Rodolpho Mangialardo.

Ainda conforme o diretor-regional do Senai, a instituição vem trabalhando fortemente na área da profissionalização industrial. “Tivemos este ano 44 mil matrículas nos cursos, 26 mil gratuitas e 14 mil de jovens aprendizes. O que queremos de fato é dar oportunidade para a sociedade e o Senai vai até os campos mais remotos para abrir turmas de jovens aprendizes, conforme a necessidade e as demandas das indústrias”, disse.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, a proposta de realização da audiência pública surgiu durante visita da ministra Katia Magalhães Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). “Na ocasião, eu me comprometi a ajudar a mobilizar esse debate para conscientizar as empresas sobre a importância da contratação dos jovens e adolescentes, o que inclusive é regulamentado pela Lei da Aprendizagem”, explicou.

Em audiência pública, diretor do Senai destaca oportunidades profissionais para os jovens   

Ele também afirmou que serão feitos estudos para elaboração de uma lei estadual de incentivo a empresas que contratem jovens aprendizes, conforme iniciativa já existente na capital sul-mato-grossense. “Em setembro, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou a Lei 6.262/2019 que cria selo Empresa Amiga da Juventude, no município”, lembrou o parlamentar.

Legislação

A Lei da Aprendizagem estabelece que as empresas de médio e grande porte destinem de 5% a 15% de suas vagas a jovens na condição de aprendizes. Podem participar da aprendizagem pessoas entre 14 e 24 anos incompletos que concluíram ou estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio. Levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que há mais de 13 mil vagas de aprendizes em Mato Groso do Sul, porém somente 35% da cota legal está preenchida.

 

“A desinformação colabora para que as vagas não sejam preenchidas”, avaliou o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/24ª), Francisco das Chagas Filho. O Superintendente Regional do Trabalho em MS, Kleber Pereira de Araujo e Silva, destacou a importância do evento na ALEMS. “Essa audiência dá mais visibilidade para o tema. A aprendizagem profissional é uma forma de resgatarmos o jovem que pode estar sendo vítima de situação de abuso e colocá-lo em local de dignidade”, afirmou.

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo link http://www.fiems.com.br/noticias/em-audiencia-publica-diretor-do-senai-destaca-oportunidades-profissionais-para-os-jovens/30042

 

Fonte: Senai

Deixe um comentário